← Início » Exóticas » Árvores e Palmeiras
A Escova-de-garrafa (Callistemon viminalis) é uma árvore da familia Myrtaceae, também conhecida como Calistemon.
As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.
No entanto é nas inflorescências que reside o encanto desta árvore, elas tem um formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. Muito atrativas para os beija-flores, as flores surgem esparsas durante todo o ano e abundantes na primavera. No verão, elas dão lugar aos frutos, pequenos, lenhosos e bem aderidos aos ramos.
Sua rusticidade e baixa manutenção, aliados ao seu crescimento moderado, fazem da escova-de-garrafa a árvore de eleição em muitos projetos paisagísticos. As espécies mais populares no paisagismo são a C. viminalis e a C. citrinus, mas há muitas variedades e híbridos com flores de coloração vermelha e algumas róseas e brancas também.
A floração ocorre principalmente durante o Inverno e a Primavera.
Multiplicam-se por sementes e por estaquia de ramos semilenhosos.
Beija-flores, cambacicas e saís, entre outras.
A maioria das espécies deste género são endémicas da Austrália; 4 espécies podem ser encontradas na Nova Caledónia. Encontram-se preferencialmente nas regiões temperadas, junto à costa (Fonte: Wikipedia). Encontradas em todo o Brasil em jardins, parques e calçadas.